Institucional

Apresentação


A Escola Superior de Controle Externo – Escoex, unidade administrativa do Tribunal de Contas, foi criada com o objetivo de capacitar e profissionalizar os gestores e servidores públicos nas áreas de fiscalização, planejamento e gestão orçamentária, financeira, contábil, pessoal e patrimonial. Nesta perspectiva, institui anualmente um Plano de capacitação que tem como meta direcionar as ações para a formação da educação continuada abrindo um espaço para o debate em outras áreas do conhecimento.

A Escoex investe no capital humano desenvolvendo uma política educacional que propicia mais autonomia profissional aos gestores e servidores públicos, concentrando esforços para manter a qualidade e a excelência em seu programa de capacitação, valorizando a educação como um processo de contínuo aprendizado. Segundo Jean Piaget "a meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo a que elas se propõem", é nesse sentido que as ações educacionais contribuem para uma visão crítica frente à complexidade das situações vivenciadas.

Histórico


A Escoex, criada pela Lei nº 3.906, de 27 de maio de 2010, unidade integrante da estrutura organizacional do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, conforme inciso VI do art. 1º do Regulamento Organizacional, aprovado pela Resolução nº 14, de 24 de junho de 2015.

Em 2015 passou por uma reestruturação, a qual possibilitou horizontalizar suas ações definindo suas competências de acordo com o Regimento Setorial. Nessa nova estrutura foram criadas quatro coordenadorias: Coordenadoria da Biblioteca (CB); Coordenadoria de Capacitação e Extensão (CCE); Coordenadoria do Núcleo de Pesquisa (CNP) e Coordenadoria de Publicação (CP).

A Escoex é dirigida por um Conselheiro, designado pelo Presidente como Diretor-Geral para mandato de dois anos, coincidente com o período de administração da Presidência, permitida a recondução. Nas eventuais ausências legais e impedimentos do Diretor-Geral da Escoex , assume o Presidente do Tribunal de Contas.

Diretoria


...

Cons. Ronaldo Chadid

Diretor-Geral da Escoex

...

Ben-Hur Ferreira

Coordenador-Geral da Escoex


Estrutura


A Escola Superior de Controle Externo – Escoex, unidade anexa ao Tribunal de Contas –MS, situada no Parque dos Poderes tem capacidade para atender 250 alunos em uma área de mais de mil metros quadrados e, conta com 2 salas, todas com suporte áudio visual, 1 Laboratório de informática , 1 auditório com 108 lugares, 1 hall para recepção e 1 Biblioteca com 1 sala de estudo totalmente equipada.

Atualmente a Biblioteca Cons. Nelson Benedito Netto conta com um acervo de 65.612 (sessenta e cinco mil e seiscentos e doze), sendo 3.067 livros, 110 periódicos, 34 CD-Roms, Diários oficiais (Estado-MS e Município-Campo Grande-MS) e 20 publicações em formato digital, possui desde 2012, um Sistema de Automação de Bibliotecas - SIABI, que gerencia a biblioteca adotando o padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 6023.


Fotos