Notícias

Página Inicial Notícia Lista Notícia

Tribunal de Contas capacita servidores municipais sobre a elaboração do PPA

23/06/2017 Olga Mongenot Glaucio Hashimoto
Com o objetivo de incentivar as boas práticas na administração pública, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul reúne no Plenário Conselheira Celina Martins Jallad, jurisdicionados e servidores da Corte de Contas para a capacitação: “Plano Plurianual – Teoria e Prática”. O curso é mais uma ação preventiva desenvolvida pelo TCE-MS, por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), para capacitar os secretários de planejamento e administração e técnicos dos municípios que deverão fazer a entrega do Plano Plurianual (PPA) ao Legislativo municipal até o dia 31 de agosto.
Tendo o plenário com sua capacidade máxima, a abertura do evento contou com a participação do coordenador-geral da Escoex, Ben-Hur Ferreira que lembrou sobre a importância do planejamento para os municípios. Logo após, a programação teve início com as palestras dos Auditores Público Externo do TCE-MT, José Marcelo Almeida Perez e Francisney Liberato Batista Siqueira.
Na apresentação, o auditor José Marcelo, mostrou que o curso foi projetado para dar elementos práticos a cada servidor, de acordo com a realidade do seu município: “Nós preparamos um trabalho tanto com a teoria associado à prática. E os servidores têm trazido até nós, suas dúvidas, questionamentos e até sugestões. Hoje a administração pública tem que ser gerencial, administrar com visão no futuro, preventiva, orientativa, com controle social, trazendo a sociedade para participar”, revela.
O palestrante Francisney Liberato Siqueira frisou sobre a principal diretriz necessária para a elaboração do PPA: “Para que não ocorra um planejamento que só exista na lei e que não atinja a sociedade, a diretriz básica que julgo relevante é ouvir a população, estimular os debates sociais. Somente assim se consegue um planejamento realístico e que possa resolver efetivamente os anseios da população”.  
A iniciativa e o empenho do Tribunal de Contas em realizar o evento, foi muito bem avaliado pelos participantes. Como afirma a servidora pública e Analista de Finanças e Controle do Município de Aparecida do Taboado, Divina Aparecida de Freitas Rondon: “Principalmente para os pequenos municípios, esse curso está sendo fundamental, visto que o recurso disponível para enviar servidores para outros locais se capacitarem é muito difícil. E o TCE-MS fazendo isso, além de diminuir os custos para os pequenos municípios, nos proporciona uma capacitação que realmente é eficiente”.
E ainda acrescentou: “Agradecemos ao Tribunal de Contas e a Escoex pela iniciativa porque isso realmente vem para ajudar aos municípios a ter servidores mais preparados para a elaboração de um planejamento de médio prazo que é tão importante para a administração pública”.
   
A capacitação que reúne 165 inscritos teve início na quinta-feira (22) e vai até à tarde desta sexta-feira (23). A Escoex ainda lembra que todo material e formulários utilizados nos treinamentos do curso para auxiliar na elaboração do PPA estarão disponíveis em breve no site do TCE-MS.