Cidades da Grande Dourados recebem capacitação sobre gestão pública

30/06/2017 Henrique Xavier/Tania Sother Roberto Araujo

A oportunidade vem com o projeto “Tecendo o Desenvolvimento Regional”, do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, que está atuando juntamente com gestores municipais pela efetividade na aplicação do dinheiro público.

evento, que tem lugar na cidade de Dourados, chega a quarta edição deste ano  e contempla, desta vez, os municípios de Caarapó, Juti, Douradina, Maracaju, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Fátima do Sul, Rio Brilhante, Glória de Dourados, Sidrolândia, Itaporã, Vicentina e Jateí. Todos fazem parte da jurisdição da conselheira do TCE-MS, Marisa Serrano.

Na palestra de abertura, a conselheira Marisa Serrano destacou a importância do trabalho preventivo para o controle das contas públicas. Um exemplo é a auditoria concomitante que é realizada no mesmo momento em que ocorre a despesa. Por isso, quando há indícios de irregularidades, o Tribunal tem como agir imediatamente, muitas vezes até, evitando que o dano ocorra, e, quando constata que já houve desvio de recursos, é possível exigir do gestor a correção dos atos.

A conselheira Marisa Serrano apresentou aos gestores presentes o projeto de auditoria concomitante na educação. “Começamos com a educação porque é um dos maiores orçamentos dos municípios e esse dinheiro tem que ser bem investido. Precisamos garantir às nossas crianças o direito a uma boa educação, porque sem educação nós não vamos mudar esse País.”

O presidente da Câmara de Vereadores de Rio Brilhante, José Maria Caetano de Sousa, afirmou ter ficado bastante satisfeito com a iniciativa do TCE-MS. “Quando eu cheguei aqui me surpreendi com a palestra da conselheira Marisa Serrano, que tratou de vários temas que implicam nas condições da gestão pública nos nossos municípios, como a educação, a qualidade do ensino, o transportes, a merenda.  Estou muito contente com a palestra, vai ajudar muito”.

O corregedor geral do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, representou nessa edição o Presidente da Corte de Contas, conselheiro Waldir Neves, e enfatizou a importância que o projeto tem na capacitação dos gestores para uma administração pública eficiente e efetiva.  “O TCE-MS está propondo aos prefeitos Termos de Ajustamento de Gestão (TAG), uma ferramenta fantástica porque dá a oportunidade para que os gestores corrijam os problemas apontados pelas auditorias concomitantes. E, se não quiser, o prefeito não é obrigado a assinar.”

Em Dourados, o projeto “Tecendo o Desenvolvimento Regional” também promoveu oficinas de capacitação em que foram discutidas as atualizações dos sistemas de controle do TCE-MS, procedimentos relativos às licitações/contratos, atos de pessoal e as principais inovações desenvolvidas e implantadas pela atual gestão do Tribunal de Contas para atingir a efetividade no controle das contas públicas em Mato Grosso do Sul.

Também estiveram presentes o auditor conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, o vice-prefeito de Dourados, Marisvaldo Zeuli , a pró reitora da Unigran, Maria Alice de Mello Fernandes, e o Procurador Geral de Contas,  João Antônio de Oliveira Martins Júnior, que elogiou a iniciativa do TCE-MS. “O Tecendo o Desenvolvimento Regional significa, sobretudo, uma modernização no sentido amplo, que promove o encontro no interior do jurisdicionado com o Tribunal. O Ministério Público vê essa iniciativa com bons olhos.”

Em 2017 a primeira edição do projeto "Tecendo o Desenvolvimento Regional" foi realizada em Campo Grande.

Na sequência, o Tecendo o Desenvolvimento Regional chegou a Três Lagoas.

E o terceiro município a receber o Projeto foi Ponta Porã.