Dourados recebe o projeto Tecendo o Desenvolvimento Regional do TCE-MS

30/06/2017 Tania Sother/Henrique Xavier Roberto Araujo

Essa é a quarta edição do evento em 2017, dessa vez direcionada aos prefeitos e secretários dos municípios que fazem parte da jurisdição da conselheira Marisa Serrano. O encontro “Tecendo o Desenvolvimento Regional” é realizado desde 2015 para informar e orientar os jurisdicionados sobre os sistemas de controle do TCE-MS, procedimentos relativos às licitações/contratos e atos de pessoal e os principais avanços implantados nesta gestão do Tribunal de Contas.

O projeto visa capacitar gestores, com uma programação distribuída entre palestras e oficinas.  Mato Grosso do Sul possui 79 municípios e, na estrutura organizacional do Tribunal de Contas, os municípios estão distribuídos em seis jurisdições, cada uma delas  coordenada por um conselheiro.

A última edição do primeiro semestre desse ano começou agora a pouco no auditório da Unigran, em Dourados, a segunda maior cidade do Estado. O município tem como base da economia o agronegócio e um PIB de 4,9 bilhões de reais, de acordo com o último levantamento do IBGE, que mostrou também quanto os douradenses recolheram, anualmente, em impostos: mais de 730 milhões de reais.

O corregedor geral do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves,  abriu o    "Tecendo o Desenvolvimento Regional” em Dourados, representando o Presidente da Corte de Contas, conselheiro Waldir Neves , e enfatizou a importância que o projeto tem na capacitação dos gestores para uma administração pública eficiente e efetiva.

Para auxiliar os prefeitos a investir bem cada centavo arrecadado, o projeto  reúne gestores municipais das cidades de Caarapó, Juti, Douradina, Maracaju, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Fátima do Sul, Rio Brilhante, Glória de Dourados, Sidrolândia, Itaporã, Vicentina e Jateí. A conselheira Marisa Serrano, responsável pela jurisdição que engloba esses municípios, destacou a importância dos investimentos na educação e no bom desempenho dos alunos.

Também participaram da abertura o Procurador Geral de Contas,  João Antônio de Oliveira Martins Júnior,  o auditor conselheiro substituto, Célio Lima, o vice prefeito de Dourados, Marisvaldo Zeuli , e a pró reitora da Unigran, Maria Alice de Mello Fernandes.