TCE-MS promove treinamento para novos estagiários

04/07/2017 Tania Sother Roberto Araujo

Os oito futuros engenheiros, aprovados no concurso de estágio do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, estão participando de um treinamento com profissionais do setor para conhecer os procedimentos de análise dos processos.

O engenheiro civil da Inspetoria de Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente, Dumas Fernandes Xavier, é o responsável por parte do treinamento e afirma que a demanda no setor é muito grande e o treinamento é de fundamental importância para que depois desse período seja possível aproveitar melhor a mão de obra dos futuros profissionais. “Essa é a primeira vez que decidimos fazer um treinamento coletivo com os novos estagiários. Nós atendemos a todas as Inspetorias com a análise dos processos e também de compra de material. O nosso trabalho é extremamente  complexo. Eles estão aprendendo a fazer o ‘check list’ dos documentos que é um trabalho que demanda bastante tempo dos nossos profissionais e eles vão poder auxiliar muito.”

Dumas explicou ainda que “essa primeira semana o treinamento é genérico, da parte geral da engenharia. Os dois estagiários aprovados na área ambiental terão ainda um treinamento específico na área deles que é bem complexa, pois envolve a coleta de lixo, poda de árvores e a licença ambiental”.

Felipe da Luz, aluno do 9° semestre de engenharia civil da UCDB, foi um dos aprovados no concurso de estágio do TCE-MS. Ele diz que não imaginava que o trabalho tinha tantos detalhes. “Estamos conhecendo todo o processo burocrático que é bastante complexo. Sem esse treinamento seria impossível ter segurança para desempenhar a função”.

Tiago Adames, acadêmico do 7° semestre de engenharia ambiental da UFMS, disse que prestou o concurso sem muita esperança de ser aprovado, mas que o treinamento é apenas o começo. “Eu não tinha nenhuma noção do que eu iria fazer mas estou me identificando muito e tenho o maior interesse em seguir trabalhando aqui, mesmo depois de formado”.

Os novos estagiários tomaram posse no dia 22 de junho. Eles foram aprovados no concurso realizado em abril, conforme publicado em Diário Oficial,  e estão ocupando 44 vagas distribuídas nas seguintes áreas: Direito (10), Ciências Contábeis (10), Engenharia Civil (04), Engenharia Ambiental (02), Arquitetura e Urbanismo (02), Administração (04), Tecnologia da Informação (08), Serviço Social (01), Enfermagem (01), Jornalismo (01) e Publicidade e Propaganda (01).

O processo seletivo reuniu estudantes matriculados nos cursos de educação superior, conforme semestres especificados no edital. A prova escrita objetiva, conteve um total de 40 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, sendo 15 questões de Língua Portuguesa e 25 questões de conhecimentos específicos.

Os candidatos aprovados passaram também por uma avaliação psicológica. A jornada diária do estágio é de 5 horas com bolsa no valor de R$ 900,00 (novecentos reais), mais o auxílio transporte e valerá por dois anos.