Notícias

Página Inicial Notícia Lista Notícia
Os auditores do TCE-MT e instrutores do curso, José Marcelo e Francisney Batista.

TCE-MS conclui treinamento do PPA aos municípios

14/07/2017 Olga Mongenot Roberto Araújo
O curto espaço de tempo que ainda resta para que os municípios realizem a entrega do Plano Plurianual (PPA) ao Legislativo Municipal que se encerra no próximo dia 31 de agosto, reuniu dezenas de servidores públicos, secretários de planejamento e administração e técnicos dos municípios no Plenário Conselheira Martins Jallad do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, para os dois dias de treinamento da segunda turma do curso de capacitação do “Plano Plurianual – Teoria e Prática”. 
 
Com o objetivo de incentivar as boas práticas na administração pública, o curso é mais uma ação preventiva e pedagógica desenvolvida pelo TCE-MS, por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escoex).
 
 
Para melhor atender a demanda de jurisdicionados interessados em receber a capacitação, o curso PPA foi dividido em duas turmas (Turma I nos dias 22 e 23 de junho, Turma II nos dias 10 e 11 de julho) que receberam treinamentos teóricos e práticos ministrados pelos Auditores Público Externo do TCE-MT, José Marcelo Almeida Perez e Francisney Liberato Batista Siqueira.
 
A Coordenadora de Capacitação e Extensão da Escoex, Serley dos Santos e Silva, lembra que a Escola tem realizado um grande esforço para motivar os gestores a aproveitarem esses treinamentos para ampliar, cada vez mais, o conhecimento de todos. O número de inscritos na primeira turma foi de 173 pessoas de 44 municípios.
 
De acordo com Serley dos Santos, a segunda turma foi organizada justamente para que os 35 municípios faltantes do primeiro treinamento pudessem agora ter a oportunidade de se capacitarem também: “Nessa etapa fizemos também um grande esforço para que nenhum município perdesse a oportunidade. Mesmo com todos os e-mails que a Escoex enviou para as Prefeituras e Câmaras de Vereadores, bem como também os e-mails enviados pela ASSOMASUL, ainda assim, 13 deixaram de comparecer nas palestras e nos treinamentos”.
 
 

A coordenadora explicou ainda que para um município receber o certificado de PPA, necessita obrigatoriamente participar efetivamente das palestras e treinamentos e ter cumprido o mínimo de 75% da carga horária de capacitação.