Notícias

Página Inicial Notícia Lista Notícia

Ouvidoria do TCE/MS participa de capacitação de aprimoramento da gestão pública

02/08/2017 Fábio Pinheiro Fábio Pinheiro

O curso promovido pela Rede de Ouvidorias do Estado de Mato Grosso do Sul foi realizado, na tarde desta terça feira (02/08) no Sebrae, instituição de Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas . A capacitação é voltada para os ouvidores municipais e estaduais, com objetivo de dotar o referencial teórico para as ações de ouvidoria, com instância de controle e participação social, relativas às politicas e aos serviços públicos prestados, com vistas ao aprimoramento da gestão pública. 

De acordo com o ouvidor do Ministério Público e Coordenador da Rede de Ouvidorias do Estado, Olavo Monteiro Mascarenhas, o curso é uma oportunidade para que os ouvidores do interior e da capital recebam uma formação adequada. “Hoje estamos cumprindo umas de nossas metas, apesar da rede ser ainda muito recente, estamos trabalhando para melhorar cada vez mais com o planejamento estratégico para que haja interação entre as ouvidorias”, afirmou. 

Olavo Mascarenhas, ainda destacou o trabalho da ouvidoria do TCE/MS: “O Tribunal de Contas, tem sido um parceiro do Ministério Público e das ouvidorias das demais Instituições do Estado. E a ouvidoria da Corte de Contas tem sido um canal de controle aberto com o população”.


O coordenador da ouvidoria do Tribunal de Contas, Álvaro Scriptore Filho, reconheceu a importância da participação da Corte no evento. “Essa troca de experiência é de extrema importância para todos os órgãos fiscalizadores e, principalmente, para o Tribunal de Contas visto que desempenha essa tarefa sobre a correta aplicação do dinheiro público, e a nossa ouvidoria atualmente tem trabalhado para dar todo apoio aos jurisdicionados e aos cidadãos”. 

O curso, com duração de dois dias, tem encerramento previsto para esta, quinta feira (03/08). A programação desta quarta feira teve inicio às 13 horas com a abertura realizada pelo Coordenador da Rede de Ouvidorias do Estado, Olavo Monteiro Mascarenhas e contou ainda com a palestra “Importância da Ouvidoria, Assédio Moral e Ouvidoria Interna”, proferida por Gilton Almeida Silva, ouvidor da Santa Casa de Campo Grande. 

No segundo dia a programação segue com a palestra “Auto composição, Atuação e Implantação da Ouvidoria” proferida pelas palestrantes, Leila Duarte Lima e Janaina Gonçalves Theodoro de Faria. Já no período vespertino haverá a palestra “Métodos de Trabalho, Atendimento, Manifestações e Respostas” também ministrada pela palestrante, Janaina Gonçalves Theodoro de Faria.