Notícias

Página Inicial Notícia Lista Notícia

TCE-MS apoia I Seminário Sul-mato-grossense de Gestão Socioambiental

27/09/2017 Tania Sother

A contribuição vem por meio da divulgação, aos servidores e no Portal da Corte de Contas, do evento promovido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Escola Judicial (Ejud-MS), a ser realizado do próximo dia 6 de outubro. O I Seminário Sul-mato-grossense de Gestão Socioambiental tem como propósito fomentar o desenvolvimento de temas ligados à sustentabilidade e gestão socioambiental nos órgãos públicos e estimular o implemento do Plano de Logística Sustentável. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis no Portal do TJMS de 27 de setembro a 5 de outubro.

A abertura do I Seminário Sul-mato-grossense de Gestão Socioambiental no Poder Judiciário será, às 9 horas, pelo presidente do TJMS, Des. Divoncir Schreiner Maran, no Plenário do Tribunal Pleno, no TJMS. O evento conta ainda com apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que disponibilizou o seu Assessor-chefe de Gestão Ambiental da Corte, Ganem Amiden Neto, que irá conduzir dois painéis: o primeiro, às 9h30, será “Responsabilidade Socioambiental: Eficiência do Gasto Público e Valor de Atributo Judiciário para a Sociedade”, e o segundo, às 16 horas, será “Sustentabilidade na Justiça Eleitoral, Resultados e Perspectivas”.

Ganem Amiden Neto foi por oito anos coordenador de Gestão Socioambiental do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo participação atuante na elaboração da Resolução CNJ 201/2015, que determina a criação do Núcleo Socioambiental no Poder Judiciário, importante diploma que fomenta práticas e o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos.
 
Às 10h45 será realizado o painel “Práticas Ambientais Sustentáveis na Administração Pública”, com Eliane Maria Garcia, chefe da Unidade de Educação Ambiental e Coordenadora da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Mato Grosso do Sul (Imasul).
Na parte da tarde, às 14 horas, acontece o Painel “Educação Ambiental – da Emergência da Problemática Ambiental à Sociedade Sustentável”, com a Professora Doutora Icléia Albuquerque de Vargas, docente em Meio Ambiente da UFMS.
 
Em seguida, às 15 horas, haverá o painel “Os Desafios da Gestão de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Paraguai”, com o Doutorando, pela Unicamp, Ângelo José Rodrigues Lima, que atuou por 12 anos na Organização não-Governamental WWF-Brasil.
 
Para finalizar, Ganem Amiden Neto fecha o Seminário com o painel “Sustentabilidade na Justiça Eleitoral, Resultados e Perspectivas”.
 
O I Seminário Sul-Mato-Grossense de Gestão Socioambiental no Poder Judiciário é voltado para integrantes de Órgãos Públicos, Acadêmicos de Universidades e Ongs que militam na proteção socioambiental. As vagas são limitadas e as inscrições são totalmente gratuitas, podendo ser feitas no portal do TJMS www.tjms.jus.br de 27 de setembro até 5 de outubro e inclui certificado.
 
Com o apoio para a divulgação do Seminário, o TCE-MS reafirma mais uma vez o compromisso da atual gestão, implementada de forma compartilhada por meio do presidente conselheiro Waldir Neves, com ações de sustentabilidade.  Nesse contexto o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul desenvolve, por exemplo, trabalhos de cooperação com os municípios que visam a destinação correta de resíduos sólidos e, internamente em sua Sede, programas de uso eficiente de energia elétrica, redução no uso de copos descartáveis, campanhas para coleta de baterias e reutilização de óleo de cozinha, mostrando que existem alternativas para empregar de maneira sustentável esse resíduo na fabricação de outros produtos e, consequentemente, evitar o descarte inadequado.