Notícias

Página Inicial Notícia Lista Notícia

Servidores do TCE-MS passam a monitorar o Planejamento Estratégico

14/11/2017 Alexsandra Oliveira Fábio Pinheiro
Os sistemas de monitoramento do Plano de Ação do Planejamento Estratégico 2016-2020 foram apresentados aos servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, durante treinamento realizado, esta semana, na Escola Superior de Controle Externo – ESCOEX.
 
A apresentação foi feita pelo diretor da Diretoria de Gestão e Modernização- DGM, Douglas Avedikian, que ressaltou a importância desse momento para a execução do Plano. “A regra internacional fala e as estatísticas comprovam que apenas 6% dos planejamentos estratégicos elaborados são executados, ou seja, estamos falando de um universo de 94% que são engavetados, e não saem do papel. Aqui nós convidamos uma pessoa de cada setor para  fazer esse monitoramento, e assim garantir que esse Planejamento Estratégico 2016-2020 decole, saia do papel e a gente atinja o patamar de modernização que nós queremos.”, explicou.
 
 
A partir de agora, ao acessar os sistemas do TCE-MS, os servidores poderão iniciar o monitoramento do Plano por meio do ícone “Planejamento Estratégico”, e acompanhar se as ações estão sendo cumpridas dentro dos prazos estabelecidos. “A DGM vai em cada área acompanhar como está sendo feito o monitoramento, se tem grau de dificuldade, se tem dúvidas, e se o acesso está sendo feito. E também para podermos fazer a atualização das ações”, ressaltou  Avedikian.
 
Formas de monitoramento
 
A partir do dia 24 deste mês, os servidores do TCE-MS também poderão fazer o Monitoramento do Plano de Ação, por meio do Portal da Modernização, um ambiente virtual que apresenta as ações com foco na qualidade, celeridade, transparência e meritocracia.
 
 
As outras formas de acompanhar os progressos das ações são: por meio do Risk Manager, que permite monitorar o progresso das ações e a avaliação dos riscos; pelo Business Intelligence (BI), com gráficos interativos que permitem uma visão geral do andamento das ações - o atalho para acesso a essa ferramenta será instalado no computador dos servidores; e ainda através do Redmine, um gerenciador de projetos que será utilizado pela DGM para atualização das ações.
 

O Planejamento estratégico é uma metodologia que indica para uma instituição uma direção a ser seguida. No Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul foram realizadas entrevistas com todos os Conselheiros e mais de 40 reuniões, ao longo de um ano e meio, com a participação de servidores de todas as áreas da Corte, para elaboração do Plano de Ação 2016-2020, que resultou em 14 objetivos e 277 ações a serem alcançados nos próximos quatro anos, além de traduzir a missão, visão e valores do Tribunal. O Plano ainda está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas- ONU. O TCE-MS é o primeiro Tribunal no Brasil a adotar essa iniciativa.