Notícias

Página Inicial Notícia Lista Notícia

TCE MS leva boas práticas no Fomenta Nacional ao Micro e Pequeno empreendedor

30/11/2017 Mary Vasques Sebrae

O encontro de Oportunidades para Micro e Pequena Empresa nas Compras Governamentais teve lugar em Brasília, entre os dias 28 e 29 de novembro, ocasião em que o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, por meio do diretor geral, Eduardo dos Santos Dionizio destacou o resultado de boas práticas junto com o SEBRAE e a Atricon no favorecimento aos pequenos empresários e desenvolvimento local.

Os benefícios chegam por meio do Compeq, um portal de compras desenvolvido pelo TCE MS voltado ao pequeno negócio para contemplar produtores e fornecedores, classificados nas faixas econômicas de micro e pequenas empresas até para quem está na agricultura familiar.
Os Pequenos e Micros empreendedores têm a oportunidade de ampliar, fomentar e fortalecer suas empresas por meio da Lei Complementar nº 123/06, que proporciona licitação de pequenos negócios quando o item licitado não ultrapassar R$ 80 mil.
 
O Fomenta Nacional é um encontro de oportunidade entre as Micro e Pequena Empresa, para fechamento de negócios com os compradores governamentais, compradores da administração publica direta e indireta e com as empresas estatais,  e ainda, oferece capacitação aos empresários com oficinas, cursos e palestras no local.
 
 
Durante a programação do evento o diretor geral da Corte de Contas de MS, Eduardo Dionizio ministrou a palestra no painel de gestor público: A Importância da Parceria com Órgãos de Controle para o Incremento da Participação dos Pequenos Negócios nas Compras Públicas”.   “O SEBRAE Nacional escolheu nosso Tribunal como referencia nacional pelo êxito do acordo de cooperação entre o TCE MS, o Governo do Estado, SEBRAE e Assomasul, cujos resultados foram o incremento das compras públicas e o próprio cumprimento da Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas  pelos município de Mato Grosso do Sul.”, explicou o diretor. 
  
Eduardo Dionizio, conta que esse avanço é fruto de um Tribunal que cumpre um papel de orientador pedagógico, como sempre defendeu o presidente Conselheiro Waldir Neves. Assim o Tribunal busca aferir o resultado dessa politica publica entre os Micros e Pequenos Empresários e os compradores governamentais. “O encontro foi positivo como forma de disseminar nacionalmente nossa parceria com o SEBRAE – MS.”, finaliza Dionizio. 
 
O evento foi uma realização do SEBRAE, com apoio do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SEMPE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e contou com a participação do Instituto Rui Barbosa (IRB).
 

Assista o vídeo informativo do Compeq no link