Notícias

Página Inicial Notícia Lista Notícia

TCE-MS busca certificação para fiscalizar investimentos do BID no Estado

13/12/2017 Mary Vasques Roberto Araujo

A busca por esse resultado de excelência no controle externo das contas públicas e que tem um perfeito alinhamento com o modelo de Gestão Compartilhada implementado pelo presidente, conselheiro Waldir Neves,  exigiu hoje mais um importante passo: o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul participar nesta terça-feira, 12 de dezembro, em Brasília, de uma reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID para tratar de assuntos relativos à auditoria de projetos e iniciativas de fortalecimento das Entidades de Fiscalização Superior.

O TCE-MS está passando pelo processo de elegibilidade para realizar as auditorias de projetos e programas do BID e para isso constituiu uma Comissão Especial de Auditoria de Operações de Credito Externo para certificação junto ao Banco. A equipe foi designada pela portaria 4/2017.
 
 
No último mês de novembro o TCE-MS recebeu uma Equipe do BID com a missão de realizar o diagnóstico de avaliação para que a Corte de Contas de MS possa fazer as auditorias dos financiamentos e convênios do Banco em Mato Grosso do Sul.  O processo encontra-se em Washington para análise do relatório com previsão de assinatura do Protocolo de Entendimento para a realização de auditorias de projetos de contratos de empréstimo no começo de 2018.
 
 
Com visão no controle da gestão e recursos públicos, o evento, em Brasília, busca a inovação dos Tribunais do Brasil com eficiência no controle externo, mobilização e integração entre pares de boas ações e conhecimento, intervenções do fortalecimento para fechar lacunas com as melhores práticas e padrões internacionais, instrumentos de financiamentos e iniciativas de 2018 que são basicamente alinhar as técnicas de auditoria do TCE às práticas internacionalmente adotadas. Trata-se de um ganho que advém da cooperação técnica entre as partes.
 
A cooperação técnica vem por meio do próprio protocolo, pois a equipe de auditores do TCE/MS será treinada e capacitada para realizar fiscalizações em projetos, convênios e programas financiados pelo BID no Estado, com técnicas internacionais de auditoria que serão disseminadas posteriormente no TCE - MS.
 

Do Tribunal de Conta de Mato Grosso do Sul foi criada uma Comissão Especial de Auditoria de Operações de Crédito Externo para certificação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID. Fazem parte da comissão os Auditores Estaduais de Controle Externo Valéria Saes C. Lins, Telma Yule de Oliveira Zaffanelli, Rodrigo Almeida Tonetti, Rogério Fernando Guggi, Henri Philippe Rocha Forte, Cesar Augusto Feijão de Moraes, Ariene Rezende do Carmo Castro e Sandelmo Albuquerque, coordenados pela Diretoria de Gestão e Modernização do TCE-MS.