Notícias

Página Inicial Notícia Lista Notícia

Semana foi de capacitação no TCE-MS

19/01/2018 Mary Vasques/Roberto Munhoz Mary Vasques

O Curso de Formação dos novos Auditores Estaduais de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul apresentou nove temas ao longo da semana, desde B.I., Sistemas de Prestação de Contas, Controle Interno, Rotina de Gabinetes, Atos de Pessoal, Fiscalização de Leis Orçamentárias e Contabilidade Pública, finalizando a semana com a palestra “O Auditor e o Trabalho em equipe no TCE-MS”, apresentada pelo Diretor de Gestão e Modernização do Tribunal, Douglas Avedikian, nesta sexta-feira (19/01).

 
A palestra tem como objetivo principal, fazer com que os novos servidores saibam compreender as principais características do trabalho em equipe, no âmbito institucional, relembrando o Planejamento, Desempenhos e Resultados do Trabalho em equipe já alcançados pelos servidores, através da aplicação dos ensinamentos extraídos dos objetivos estratégicos, missão, visão e valores do TCE-MS, com definições de metas e competências, embasados no conhecimento e habilidades de cada um.
 
O trabalho em equipe tem recebido especial atenção no TCE-MS, “com equipe preparada e unida, sempre disposta a indagar, ouvir, criticar e resolver os conflitos, primando pelo respeito mútuo, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul tem elevado cada vez mais seu conceito em eficiência e eficácia no desenvolvimento de seus trabalhos,” concluiu Douglas Avedikian, Diretor de Gestão e Modernização do TCE-MS.   
 
 
De acordo com a Coordenadora de Capacitação e Extensão da Escoex, Serley dos Santos e Silva, “a formação dos novos Auditores Estaduais de Controle Externo tem o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre as funções do TCE-MS e a operacionalidade geral das ferramentas utilizadas no âmbito do Tribunal de Contas, dessa forma, o auditor vai chegar devidamente preparado para iniciar suas atividades no setor ao qual for designado, seja uma Inspetoria, um Gabinete, à Auditoria ou ao Ministério Publico de Contas”.
 
Todos os instrutores são servidores do Tribunal de Contas e a capacitação foi pensada para oferecer qualidade, efetividade nas ações direcionadas. “O apoio que o Presidente Waldir Neves tem empenhado para a capacitação dos novos servidores, através de sua gestão compartilhada, é de fundamental importância, pois além de gerar mais conhecimento para os servidores, traça todo um  conceito de um Tribunal cada vez mais pedagógico, sem deixar sua função fiscalizadora, aproximando os jurisdicionados do Tribunal de Contas”, afirmou a Coordenadora Serley dos Santos e Silva.
 
  
 
Prática de Fiscalização de Lei Orçamentárias e Contabilidade Pública
 
A palestra foi apresentada pelo servidor Marcos Camillo Soares, que repassou aos novos auditores alguns aspectos essenciais que devem ser aplicados pelos Auditores Estaduais de Controle Externo ao saírem para fiscalizar os jurisdicionados. Os participantes puderam conhecer um pouco mais do planejamento relacionados às Leis Orçamentárias (LDO, LOA e PPA), como verificar in loco para ver se não há fraude, desvio ou até mesmo um erro, por falta de conhecimento, na aplicação destas leis.
 
 
DGP – Avaliação do Perfil - psicóloga Carla Schneider
 
O DGP aplicou um teste aos novos auditores  para traçar o perfil de cada um e assim identificar o melhor setor onde cada um será melhor aproveitado. O teste é composto por onze pilares de personalidade, detectando os traços principais dos servidores, para entender a capacidade de resiliência, como lidar com problemas, as dificuldades e assim analisar a sociabilidade do novo auditor para o ambiente de trabalho ao qual será designado. A psicóloga lembra que isso é apenas um instrumento de avaliação na adequação para personalidade pessoal. “A aplicação faz parte da Avaliação de Desempenho dos Servidores em Estágio Probatório, regulamentada pro Resolução aprovada pelo Pleno do Tribunal de Contas”, explicou Carla Schneider, responsável pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoas. “
 
Na condução desse trabalho o nosso Diretor de Gestão de Pessoas Guilherme Vieira de Barros é muito aberto as inovações e isso possibilitou a aplicação de nossos projetos. O Conselheiro Waldir Neves está sempre motivando e estimulando as boas praticas que somam no aprimoramento de todo o trabalho desenvolvido pelos servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, bem como o Conselheiro e Diretor Geral da Escoex Ronaldo Chadid que é um incentivador de nossos projetos com bastante receptividade e assim esperamos realizar um excelente trabalho dentro de nossa gestão”, concluiu a servidora.
 
Na próxima semana o Curso de Formação trará os temas E-Contas, LRF, E-TCE, Conhecendo o MPC, Contratos de Obras e Meio Ambiente, Ética do Auditor no Controle Externo, Análise Contábil do Processo – sistema, Atuação da Auditoria no TCE-MS e Pontos de Controle da Auditoria: RPPS, Câmaras e FUNDEB.