Notícias | Visualizar

TCE-MS e Escoex lançam revista Contas Abertas

25/11/2015 17:29   Pesquisa   Publicação   Assessoria Escoex-TCE/MS   Assessoria Escoex-TCE/MS


Conselheiros acompanham lançamento da Revista Contas Abertas



Na sessão do pleno de Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) foi lançada, nesta terça-feira (24/11), a primeira edição da Revista Contas Abertas, uma publicação técnica produzida em parceria com a Escoex, com 108 páginas, mil exemplares, com a finalidade de divulgar material de pesquisa acadêmica produzida no âmbito dos tribunais de contas de todo o País.
 
O conteúdo da revista foi definido por um conselho editorial coordenado pelo Conselheiro Ronaldo Chadid, e apoio logístico ficou por conta da equipe da Escola Superior de Controle Externo, com o comando de Ben Hur Ferreira (ESCOEX), sob a supervisão geral da Conselheira Marisa Serrano.
A revista será publicada semestralmente e terá versão digital disponibilizada no site do TCE-MS. O editor responsável é o jornalista Dante Filho e a produção gráfica fica a cargo do designer Cezinha Galhardo.
 
Segundo a Conselheira Marisa Serrano “a publicação da revista é um marco na história no TCE-MS”, ressaltando que essa “é a primeira publicação técnica elaborada por servidores, numa junção de esforços entre o Tribunal e a Escoex”.
 
Para a conselheira,o objetivo da publicação será “estimular o pensamento científico, apresentando a produção de trabalhos de pesquisa com forte componente analítico sobre as análises de contas praticadas no Brasil.”
 
O Conselheiro Ronaldo Chadid aproveitou a oportunidade e fez uma explanação detalhada sobre o conteúdo da publicação, destacando a entrevista com o Professor Francisco Pedro Jucá, homenageado no II Congresso Internacional de Direito Financeiro, além dos artigos técnicos que formam a base da Revista.
 
Segundo Ronaldo Chadid, a Contas Abertas é “mais do que um veículo de comunicação, mas um projeto aberto de discussão científica de matérias que norteiam a nossa atuação”, destacando que o que se busca “é a abertura de diálogo com a comunidade acadêmica, com estudiosos e aplicadores do direito”.
 
De acordo com ele, a “edição consagra uma nova fase do tribunal de contas do Estado, produzindo semente de boa qualidade, lançada em campo fértil, que frutificará rendendo conhecimento a todos aqueles que cultuam o direito público, especialmente o controle externo”.