Notícias | Visualizar

TCE-MS capacita servidores sobre procedimentos contábeis patrimoniais

02/09/2022 08:57   Capacitação   Tania Sother




Servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul iniciaram nesta quinta-feira, primeiro de setembro, uma capacitação sobre “Procedimentos Contábeis Patrimoniais e Controle Patrimonial”, realizada por meio do google meet.

A abertura foi feita pelo diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo Dionizio que na ocasião ressaltou a importância do tema. “Vamos preparar a nossa equipe técnica para melhor auditar os processos que tratam dessa temática, a questão do patrimônio público, na reavaliação, na própria redução do valor recuperável dos ativos, com relação à amortização, à movimentação e controle dos bens patrimoniais. Isso tudo tem uma finalidade porque o Tribunal, a partir da sua atuação, ele vai ajudar também o órgão jurisdicionado a aprimorar suas atividades, a melhor gerir o seu patrimônio. A atuação do Tribunal tem que ter esse viés, ele vai trabalhar cumprindo a sua missão constitucional mas tendo como objetivo ter a certeza que está contribuindo para um resultado positivo para a sociedade”.

Serão 44 horas divididas em 10 dias, de 1° de setembro a 11 de novembro. As aulas serão ministradas pelo instrutor Diogo Duarte Barbosa que é graduado em ciências contábeis, especialista em contabilidade pública e responsabilidade fiscal, autor de livros sobre o tema e palestrante.

O objetivo do curso é apresentar aos participantes uma estrutura de rotinas e normatização interna de controle patrimonial que atenda à legislação vigente e as adequações necessárias ao cumprimento do Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP), exigidas pela Secretaria do Tesouro Nacional.

O instrutor Diogo Duarte Barbosa vai trabalhar a legislação vigente por meio de situações práticas e objetivas, de forma que o participante posso aplicar a norma desenvolvida durante o treinamento no dia-a-dia da administração patrimonial.

O conteúdo vai ser dividido em 3 módulos: “Gestão de controle patrimonial”; “Plano de implantação dos procedimentos contábeis patrimoniais” e “Linhas de defesas patrimoniais em apontamentos do controle externo”.

O diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo Dionizio, reforçou ainda a preocupação do TCE-MS em capacitar o seu corpo de auditores e de técnicos de controle externo, os profissionais de auditorias. “Esses investimentos que são feitos na gestão do conselheiro Iran Coelho das Neves, por intermédio da escola Superior de Controle Externo, visa ter a nossa mão de obra a cada dia mais especializada, preparada para fazer um trabalho que, embora seja um trabalho de meio que é o controle, mas que visa ter um resultado satisfatório e positivo para a sociedade como um todo. Além desse curso, outros já foram realizados e outros ainda serão visando sempre melhorar e aprimorar a capacidade de trabalho dos nossos profissionais de auditoria”.