Diretor da Escoex participa de Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas
03/03/2023 10:06 Capacitação Tania Sother

O diretor-geral da Escola Superior de Controle Externo do TCE-MS, conselheiro Marcio Monteiro, participou nesta quinta-feira, 2 de março, da reunião do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, representando o presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos. A reunião foi realizada em Salvador durante o VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (VIII CICPP).
Ele também esteve presente na reunião da diretoria Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), para avaliar projetos em andamento durante a atual gestão e debater o planejamento de ações estratégicas para o controle externo.
O VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (VIII CICPP), organizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios da Bahia (TCE e TCM-BA), com o apoio da Atricon, foi realizado essa semana na Bahia.
O Congresso, que também conta com o apoio da Abracom e do CNPTC, teve como patrocinadores o Sebrae, o Banco do Nordeste do Brasil e o Governo do Estado da Bahia. A 8ª edição do Congresso, alusiva ao centenário de morte de Ruy Barbosa, tem como tema “Desenvolvimento e controle: um diálogo a favor da cidadania”.
“A Atricon não apenas apoia o Congresso, como está presente realizando reunião ordinária, debatendo assuntos de interesse do controle externo”, relatou o presidente Cezar Miola no início do encontro. A sexta reunião de diretoria da Atricon, que contou com a presença de 31 conselheiros, abordou temas como a atuação da Associação na Câmara dos Deputados e no Senado, com ênfase para a PEC que trata da essencialidade dos Tribunais de Contas; o acompanhamento, no STF, da ADPF que trata das contas de prefeitos ordenadores de despesas; além de tratativas para a celebração de acordos de cooperação em diferentes áreas da administração federal.
A cerimônia de abertura do VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas foi realizada na quarta-feira. O evento é um dos mais importantes eventos na área do controle e fiscalização da Administração Pública, já consolidado no cenário nacional.
O objetivo do Congresso é a melhoria contínua da gestão pública por meio da apresentação de estudos sobre avaliação das políticas públicas, proporcionando um networking intenso entre profissionais da área para compartilhamento e intercâmbio de experiências, configurando-se como uma oportunidade única para o aprimoramento do conhecimento a partir de vivências nacionais e internacionais.
A programação do encontro contou com palestrantes do Brasil e de diversos países, pesquisas científicas, oficinas e cursos voltados à produção, difusão de conhecimento e intercâmbio entre gestores e servidores públicos, integrantes de Tribunais de Contas, especialistas em Governança e Políticas Públicas.