Jurisdicionados e servidores do TCE-MS atualizam conhecimentos sobre RPPS
21/03/2023 11:40 Capacitação Olga Cruz Mary Vasques

Mais de 90 participantes entre jurisdicionados e servidores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul atualizaram seus conhecimentos sobre as peças de remessa obrigatória nas prestações de contas anuais dos RPPS, relativas ao exercício do ano de 2022. A capacitação realizada dia 15 de março, ao vivo pelo Google Meet, contou como instrutoras, as auditorias de controle externo do TCE-MS, Leonice Rosina e Anna Karolina Monteiro dos Reis.
Pelo segundo ano consecutivo, os servidores que trabalham com a remessa obrigatória das prestações de contas anuais dos Regimes Próprios de Previdência Social participaram do curso, realizado pela Corte de Contas, por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escoex).
“Na capacitação, foram esclarecidas diversas dúvidas dos gestores, dos responsáveis contábeis e controladores internos. Apresentamos os critérios para a organização e a apresentação da prestação de contas anuais de gestão dos RPPS, de acordo com as alterações recentes trazidas na Resolução TCE/MS nº 173/2022”, explicou Leonice.
“As principais falhas de preenchimentos foram demonstradas para evitar o envio das peças com erros meramente formais e, assim, possibilitar um controle externo mais efetivo diante de informações confiáveis”, completou Anna Karolina.
Esta é a segunda vez que Edna Chulli, diretora presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Nova Andradina (PREVINA), participa da capacitação. Ela avalia que pela importância do tema, a segunda edição do curso veio em boa hora.
“Criar a Unidade de Contas para RPPS foi uma excelente decisão do TCE-MS. Participei nas duas ocasiões que trataram da prestação de contas, e de outros eventos também feitos pela Escoex, e todos com muito aproveitamento. E, a forma virtual da capacitação é muito apropriada, sem custos e gera ótimos resultados”, explicou Edna.
Na avaliação de Deoclecio Paes da Silva, presidente da Associação dos Institutos Municipais e Estadual de Previdência do Estado de Mato Grosso do Sul (Adimp-MS), o tema tratado atendeu plenamente as necessidades e anseios dos gestores, contadores e prestadores de serviços da área contábil dos Regimes Próprio de Previdência em razão das ‘particularidades que envolvem a contabilidade pública’.
“O evento contou com a participação de aproximadamente 95 integrantes na sala virtual, com a interação em tempo real entre a equipe técnica do TCE-MS e os participantes, foi uma rica oportunidade para sanar dúvidas no momento em que as mesmas iam surgindo”, avaliou.