Notícias | Visualizar

Corrupção, Crise Fiscal e Controle Externo são temas de palestra no TCE-MS

23/09/2016 16:30   Capacitação   Educação   Olga Mongenot   --------


------



Para disseminar as ações pedagógicas e orientadoras no controle externo, com foco no combate à corrupção, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), promove a palestra “Combate à Corrupção, Crise Fiscal e Controle Externo: Desafios e Oportunidades”. A ministração ficará por conta do procurador Júlio Marcelo Oliveira, que atua no Ministério Público do Tribunal de Contas da União (TCU). Destinada aos servidores, jurisdicionados e sociedade civil, a palestra será no dia 30 de setembro (sexta-feira), às 15h no Plenário do TCE-MS.

Relembrando - O procurador Júlio Marcelo Oliveira foi o autor do parecer que pediu a rejeição das contas da presidente afastada Dilma Rousseff, no TCU. Ficou conhecido ainda mais na mídia nacional quando foi à comissão especial do processo de impeachment no Senado Federal defender sua tese de que a presidente cometeu crime de responsabilidade e teria que ser afastada do cargo.

Em fevereiro deste ano, ele se opôs às negociações de acordos de leniência entre as construtoras investigadas na operação Lava Jato e a Controladoria-Geral da União (CGU). Em março, pediu a suspensão do empréstimo de US$ 3,7 bilhões do BNDES para a Sete Brasil, fabricante de sondas do Pré-sal para a Petrobras. Em abril, assinou uma representação em que pedia a investigação das pedaladas fiscais da equipe econômica da presidente Dilma Rousseff, acusada de ter atrasado os repasses dos recursos do Tesouro Nacional aos bancos públicos para fechar as contas no azul.

Formação Acadêmica - Bacharel em Ciência da Computação e em Direito pela Universidade de Brasília, ocupou os cargos de Auditor de Controle Externo no TCU e de Consultor Legislativo no Senado Federal. É Procurador no Ministério Público de Contas junto ao TCU, desde 2004.

Data: 30/09 sexta-feira.

Horário: 15h.

Local: Plenário do TCE-MS.

Inscrições clique aqui