O Dia do Servidor Público

Data: 24/10/2011 - Por: Ricardo A. Domingos (Ouvidor do TCE/MS)
Desde a fundação da República, com a consolidação do Estado brasileiro, a reputação e a imagem do servidor público foi sofrendo transformações. Muitas vezes o conceito negativo que a sociedade atribuía injustamente aos mesmos, decorria da confusão que faziam com a má atuação de alguns governos e alguns gestores.
 
Hoje os tempos são outros e as transformações são constantes, sendo real o empenho dos atuais gestores visando cada vez mais a melhoria da Administração Pública. Não é sem razão a mudança do conceito de “funcionário público”, substituído pelo termo “servidor público”, porque na essência o ser humano nasceu para servir um ao outro.
Nessa linha de modernização caminha o TCE/MS, capitaneado pelo presidente Cícero Antônio de Souza, que tem enaltecido o espírito público de sua gestão, assumindo a responsabilidade e o compromisso de oferecer o que há de melhor para a capacitação dos servidores, para que se ofereça o que há de melhor aos jurisdicionados e à sociedade como um todo.
O servidor do TCE/MS tem muito a comemorar, uma vez que no mesmo ritmo em que se ampliou o espaço físico de trabalho e se informatizou com equipamentos modernos todos os departamentos, investiu-se na mesma proporção no elemento mais importante: investiu-se no ser humano!
Para finalizar, transcrevemos as belas palavras de Michel de Montaigne: A mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas. Parabéns a todos os servidores públicos!