Portal da Modernização

O Portal da Modernização do TCE-MS é o ambiente virtual que apresenta as ações de modernização com foco na qualidade, celeridade, transparência e meritocracia para otimizar o desenvolvimento institucional e aprimorar os serviços prestado à sociedade brasileira.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Planejamento Estratégico do TCE-MS estabelece uma direção a ser seguida de forma inovadora e diferenciada através de medidas que operacionalizam o sistema de gestão e a governança, instituindo as prioridades na busca de resultados sólidos. Com isso objetiva a excelência nos serviços públicos, com a eficaz aplicação de recursos, gestão de programas e projetos, monitorando as ações.

Através da Identidade Estratégica (missão, visão e valores) o TCE-MS busca a atualização e o aprimoramento dos instrumentos de seu plano ação para consolidar e dar continuidade ao processo de gestão estratégica da instituição.

GESTÃO POR PROCESSOS

Gestão por Processos visa uma abordagem orientada em conhecer, mapear, disponibilizar informações, promover o monitoramento e avaliação de desempenho de forma contínua e, implementar melhorias nos processos de trabalho.

No TCE-MS utilizamos o BPM – Business Process Management (Gerenciamento do Processos de Negócio), que consiste na aplicação de conceitos, metodologias, melhores práticas e ferramentas na busca por maior qualidade, racionalização, padronização, automação, celeridade, eficiência e transparência nos processos de trabalho além, de permitir a valorização e estímulo dos profissionais envolvidos.

GESTÃO DE RISCOS

A Gestão de Risco possibilita a prevenção ou mitigação de ameaças que impedem a instituição de cumprir os seus objetivos, ou de forma positiva, potencializar possíveis oportunidades que favorecem a execução de sua missão. O TCE/MS aplica a gestão de risco em duas frentes de atuação distintas, porém dependentes. Uma frente de atuação ocorre no controle interno, apoiando as áreas de governança do Tribunal na execução de suas atividades; e outra frente de atuação acontece no apoio ao Controle Externo, com o uso de matriz de risco no qual permite a avaliação das ações de políticas públicas dos gestores municipais e estaduais do Estado de Mato Grosso do Sul.

ESCRITÓRIO DE PROJETOS

O Gerenciamento de Projetos no TCE tem por objetivo direcionar uma implementação de iniciativa ao sucesso, de modo a agilizar decisões, evitar problemas durante sua execução, facilitar eventuais revisões no projeto, fazer-se cumprir o prazo, e atingir a excelência na qualidade do produto ou serviço.

A Gestão de Projetos e de extrema importância para o crescimento da organização, pois não visa só o presente, sempre está de olho no futuro, ou seja, além de buscar melhorias em atividades já existentes, gera novos processos e otimiza gastos e recursos.

NORMAS E INFORMAÇÕES JURISPRUDENCIAIS

A área atua na elaboração, alteração e consolidação dos projetos e instrumentos normativos, faz a gestão do acesso às decisões e jurisprudência do Tribunal, colaborando na divulgação dos atos normativos e precedentes. Ademais, promove estudos e trabalhos técnicos voltados ao Controle Externo, subsidiando a adequada interpretação e aplicação dos instrumentos, guiando a modernização dos processos de trabalho relacionados à atividade fim.

ESCRITÓRIO DE INOVAÇÃO E MODERNIZAÇÃO

Uma estratégia de ​I​novação efetiva ajuda a projetar um sistema para corresponder às necessidades específicas do público-alvo com estratégias diferenciadas que fogem do padrão, incentivando avanços em tecnologia ou serviços, geralmente investindo os esforços em atividades de pesquisa e desenvolvimento.​

O Esc​​ritó​rio de ​Inovação​ e M​oderniza​ção ​tem o ob​jetivo de​ idealiz​ar ​projetos​ que ta​ngem todo​s os e​sco​pos da​s ativi​dades do​ Trib​una​l, ​desde​ sociais ​até en​tregas ​t​écnica​s​. ​Tais pro​jetos ​busca​m tra​zer be​nefí​c​ios​ pa​ra os ​jurisd​icionados​, ​servidores e​ ​popul​ação, ​com ide​ias i​novadore​s, si​mples ​e fac​ili​tadoras​, ​projet​ando o ​Tri​bun​al de Co​ntas de ​​Mato Gr​osso do​ Sul ​a novos ​pa​tam​ar​es​.

TI - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A Tecnologia da Informação - TI alinhada a uma estratégia de negócio inovadora contribui amplamente para atingir o objetivo organizacional, sendo também um fator decisivo no andamento do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, contribuindo com agilidade, flexibilidade e solidez.

A TI do TCE-MS tem como principal objetivo suportar com excelência as tomadas de decisões, suprindo as necessidades seja no desenvolvimento de novas tecnologias, suporte e atendimento técnico imediato, otimizando a comunicação interna e externa, garantindo armazenamento e segurança da informação, contribuindo assim positivamente com a produtividade e celeridade dos processos realizados nesta Corte de Contas.