
O reconhecimento foi feito em solenidade realizada no Comando Geral da PM, em comemoração aos 183 anos da Polícia Militar. Na noite desta quarta-feira (05), a instituição homenageou diversas personalidades civis e militares como forma de reconhecimento àqueles que prestaram relevantes serviços à corporação, no que diz respeito ao aperfeiçoamento e projeção da instituição o trabalho e dedicação às causas em prol da sociedade. O Corregedor Geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Iran Coelho das Neves, foi um dos homenageados com a mais alta honraria da instituição, a Medalha do Mérito.
“Sempre faço uma observação quando recebo alguma homenagem, me lembro do poeta português Luís de Camões que disse em sua obra Os Lusíadas: ‘homenagens, homenagens, o melhor é não tê-las e o pior é recebê-las sem merecê-las’, então quando recebo uma honraria sempre procuro fazer uma reflexão para ver se de fato sou merecedor”, lembrou o conselheiro Iran Coelho das Neves.
De acordo com o Corregedor Geral do TCE-MS, a homenagem demonstra que o Tribunal de Contas está procurando trabalhar unido com todas as instituições. “Certamente uma grande parcela desse reconhecimento que recebo hoje aqui, devo muito ao Tribunal de Contas e fico muito honrado estar aqui hoje recebendo essa homenagem e estar aqui hoje rodeado de amigos e de colegas que trabalham comigo no TCE”.
Na ocasião, o conselheiro ainda lembrou-se de outras contribuições que já prestou ao nosso Estado: “Me recordo que quando integrei a comissão de implantação de criação do Mato Grosso do Sul, o primeiro órgão que implantamos foi justamente a Secretaria de Segurança por isso tenho uma intimidade com o setor da segurança pública”, destacou.
Na noite de homenagens, outro reconhecimento foi dado ao Chefe de Gabinete da Presidência da Corte de Contas, Nelson Brandão, que na oportunidade recebeu a medalha da Insígnia do Mérito, dada a pessoas que de alguma forma, contribuem com o desenvolvimento de ações em prol da segurança pública e apoiam o trabalho da corporação.
História
No dia 5 de setembro de 1835, o governo provincial do então estado de Mato Grosso criou o corpo policial nominado Homens do Mato. Com o advento da Guerra do Paraguai, o aparato passou à denominação de “Companhia de Pedestres”. Posteriormente, sob a Égide da República, passou a denominar-se “Força Pública”. Em 1934 a Força Pública foi transformada em “Força Policial Militar” e, em 1947 recebeu a denominação de “Polícia Militar”. Assim, o dia 5 de setembro foi instituído como data cívica do aniversário da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.