
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Iran Coelho das Neves, é um dos convidado a participar da 71° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que, este ano, vai ser realizada em Campo Grande. O evento faz parte das comemorações dos 40 anos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O convite foi feito pelo reitor da UFMS, Marcelo Turine, em uma reunião no TCE-MS, junto com o conselheiro Waldir Neves, diretor da Escola Superior de Controle Externo (Escoex).
O reitor pontuou a importância do evento para os membros TCE-MS, divulgando sua abrangência e impacto acadêmico e social. “Receber a SBPC na nossa Universidade e no nosso Estado, pela primeira vez, não é apenas a realização de um sonho, mas uma oportunidade ímpar para mostrar o potencial do Mato Grosso do Sul, por isso precisamos dos nossos parceiros na organização desse grande evento de alcance nacional”.
Esse é o maior evento científico do País para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, bem como, um dos mais relevantes espaços de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia reunindo milhares de pessoas entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais, autoridades e gestores.
A Reunião Anual da SBPC é realizada, a cada ano, em um estado brasileiro, sempre em uma universidade pública, com um tema diferente. Em 2019 o tema será “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”. Por meio da reunião ocorre uma enorme congregação de esforços da comunidade científica brasileira para o enriquecimento acadêmico e cultural da sociedade como um todo.
A programação científica da Reunião Anual da SBPC é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultura (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à arte e cultura), a SBPC Afro indígena (conferências e mesas-redondas que abordam esta temática) e, encerrando o evento, teremos mais uma edição do Dia da Família na Ciência. Na semana anterior ao início da Reunião Anual, ocorrerá a SBPC Educação, com atividades voltadas para a atualização de professores do ensino fundamental e médio.
SBPC
A SBPC foi criada em 1948 e é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente possui mais de 140 sociedades científicas associadas, em todas as áreas do conhecimento, e cerca de 5 mil sócios ativos.
As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.