ESTAMOS AO VIVO Ir para Conteúdo [1] Ir para o Menu [2] Ir para o Busca [3] Ir para Acessibilidade [4]
Webconferência

Tribunais de Contas e Ministério Público realizam Webinar pela Educação

A realização da teleconferência será importante para contextualizar o direito à educação nos três pilares: acesso, permanência e aprendizagem; ressaltar o papel dos TCs e MPs na garantia desse direito

Olga Mongenot19/01/2021 às 10:52:00
Foto por: Divulgação - Foto por: Divulgação

Com o tema: “Tribunais de Contas e Ministério Público no Engajamento pela Concretização da Busca Ativa Escolar”, a webconferência será realizada no próximo dia 21 de janeiro, das 10h as 11h50, em plataforma online. O evento é uma parceria entre a Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional do Ministério Público e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

De acordo com o presidente do Comitê Técnico da Educação do IRB, conselheiro Cezar Miola, a realização da teleconferência será importante para contextualizar o direito à educação nos três pilares: acesso, permanência e aprendizagem; ressaltar o papel dos TCs e MPs na garantia desse direito; e apresentar a estratégia Busca Ativa Escolar do UNICEF, Undime e apoiadores e como ela pode colaborar para enfrentar o abandono e a evasão escolares.

Em 2019, dados da PNAD Contínua indicavam 1,5 milhão de crianças e jovens de 4 a 17 anos fora dos estabelecimentos de ensino. Já o estudo “Consequências da Violação do Direito à Educação”, realizado pela Fundação Roberto Marinho em parceria com o Insper, destacou ainda que o Brasil perde anualmente R$ 214 bilhões devido à evasão e ao abandono escolar, o que representa 3% do PIB anual brasileiro.

Cezar Miola explica que com o fechamento das escolas, em razão da pandemia, a rotina escolar de muitas crianças e jovens brasileiros continua incerta, e que, apesar dos esforços para organizar atividades remotas visando à continuidade das aprendizagens, ainda, um grande número de estudantes não foi alcançado e perdeu o vínculo com a escola, aumentando a evasão e o abandono. “Para isso, ações precisam ser planejadas visando reverter esse grave quadro que vem se desenhando, o qual repercute no aumento das desigualdades e tende a impactar toda uma geração, daí a relevância do evento”.

A webconferência tem como público alvo os membros e técnicos dos Tribunais de Contas e dos Ministérios Públicos do País, e será transmitido no dia 21/01 por meio da plataforma online pelo Canal no Youtube do TCE-RS: https://www.youtube.com/tcegaucho.