ESTAMOS AO VIVO Ir para Conteúdo [1] Ir para o Menu [2] Ir para o Busca [3] Ir para Acessibilidade [4]
Covid-19

Hotsite dos Tribunais de Contas divulga dados inéditos sobre a vacinação da COVID-19 no Brasil

A pesquisa, que foi feita pelos TCs, colheu informações entre abril e maio de 2021 em 14 estados e DF

Tania Sother07/06/2021 às 09:17:00
 - Foto por:

Já está disponível no hotsite VacinaCovid19TC o painel com dados referentes à campanha da vacina contra a COVID-19, elaborado pelo Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC. A pesquisa, que foi feita pelos TCs, colheu informações entre abril e maio de 2021 em 14 estados e DF.

Este questionário tem como objetivo mapear e conhecer os planos municipais para a operacionalização da campanha de vacinação contra a Covid-19, bem como servir como um roteiro orientativo para os municípios que não formalizaram seu planejamento. As análises são baseadas em respostas obtidas através da técnica de questionários, portanto trata-se de informações declaratórias e não auditadas pelas equipes técnicas.

Os dados permitem análise quantitativa no que se refere a elaboração do planejamento de imunização, apoio aos gestores, orçamento, garantia da quantidade de vacinas, necessidade de ampliação da estrutura, distribuição de vacinas por fabricante, garantia da segunda dose, plano de divulgação. Ao todo foram mais de 2.765 questionários aplicados pelos Tribunais de Contas e respondidos por mais de 1.300 municípios de 14 unidades da federação (13 estados e DF).

Em Mato Grosso do Sul, 92,41% dos municípios responderam ao questionário. Estatisticamente o painel aponta com destaque as seguintes informações: 74,6% dos municípios apresentaram planejamento para campanha de vacinação; 59,4% não estimaram orçamento para campanha; 90% divulgaram boletins informativos à população; 85% possuem estratégia de monitoramento, supervisão e avaliação continua; 71% planejaram os procedimentos, 44,8% possuem estoque para a segunda dose da vacina.

Os resultados gerados são uma importante fonte de referência para o diagnóstico e a tomada de decisão dos gestores e também para os órgãos de controle externo, interno e sociedade.

Para o presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, “pela importância decisiva que os dados aferidos e divulgados pelas cortes estaduais têm para definir estratégias locais ou para respaldar mudanças emergenciais, a iniciativa projeta-se como instrumento essencial para estados e municípios ganharem eficiência no combate à covid-19”.

O painel poderá ser ampliado para outros estados numa segunda aplicação. O estudo é o ponto de partida e a pesquisa também pode evoluir para outros questionários aplicados eletronicamente na plataforma do hotsite.

O hotsite foi elaborado pelo CNPTC com o apoio da ABRACOM, ATRICON, IRB, TCU, TCE-MT, TCMGO e MPC/TCMGO. O hotsite é uma iniciativa do CNPTC, com apoio da ATRICON, ABRACOM, IRB, TCU, TCE-MT, TCMGO e MPC-TCMGO. O projeto foi desenvolvido sob a direção da coordenadora do CNPTC e auditora do TCMGO Priscila Borges, em conjunto com a assessoria do TCMGO e dos assessores técnicos do CNPTC, os auditores Luiz Genédio Mendes (TCDF), Lívio Fornazieri (TCM-SP), Risodalva de Castro (TCE-MT), Thiago Peixoto (TCM-PA) e Andreza Machado (TCE-SC). Participaram também Luiz Gustavo Gomes Andrioli, Secretário de Controle Externo do TCU no Estado do Paraná, e Marcelo Chaves Aragão, Secretário de Controle Externo da Saúde do TCU. A área técnica é comandada pela auditora Lisandra Hardy Barros (TCE-MT), com participação da Giulla Cabriotti da Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE-MT e sua equipe. A comunicação é coordenada por Ivana Leal e Lyniker Passos (CNPTC/TCMGO).

Estados que participaram da pesquisa e Tribunais de Contas que aplicaram os questionários

1. ACRE: TCE-AC

2. ALAGOAS: TCE-AL

3. AMAZONAS: TCE- AM

4. BAHIA: TCM-BA

5. DISTRITO FEDERAL: TC-DF

6. GOIÁS: TCM- GO

7. MATO GROSSO: TCE- MT

8. MATO GROSSO DO SUL: TCE-MS

9. PARÁ: TCM-PA

10. PARAÍBA: TCE-PB

11. PIAUÍ: TCE- PI

12. RIO DE JANEIRO: TCM- RJ

13. SANTA CATARINA: TCE-SC

14. TOCANTINS: TCE-TO