
Agosto é o mês dedicado à conscientização sobre o combate à violência contra a mulher e foi escolhido em função do aniversário da Lei Maria da Penha, que em 2022 completa 16 anos.
Criada para proteger a mulher da violência doméstica e familiar, a Lei Maria da Penha ganhou esse nome devido à luta da farmacêutica Maria da Penha para ver seu agressor condenado.
Uma triste realidade que dá ao Brasil o “titulo” de quinto colocado mundial em casos de violência contra a mulher. No Mato Grosso do Sul, em 2021, foram 130 feminicídios e 2022 já soma 87 casos.
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul acredita que só a informação é capaz de mudar esse quadro. Por isso produziu e divulgou um vídeo esclarecendo às mulheres quais são os tipos de violência de podem e devem ser denunciadas : física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.
E tão importante quanto saber identificar esses crimes, é saber onde procurar ajuda e denunciar. Em Campo Grande as vítimas podem procurar o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, a Casa da Mulher Brasileira, que funciona 24 horas por dia, e a Delegacia especializada de atendimento à mulher – DEAM, que fica dentro da Casa da Mulher Brasileira.
NUDEM
Av. Afonso Pena, 3850
3313-4919
99247-3968
Casa da Mulher Brasileira
Rua Brasília, s/n Jardim Imá, Campo Grande
4042-1324
Delegacia especializada de atendimento à mulher – DEAM
Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
Clique aqui para assistir o vídeo.




