ESTAMOS AO VIVO Ir para Conteúdo [1] Ir para o Menu [2] Ir para o Busca [3] Ir para Acessibilidade [4]
ENCO 2022

Ouvidoria do TCE-MS participa de encontro nacional em Belo Horizonte

Representando o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, o coordenador da Secretaria Executiva da Ouvidoria do TCE-MS, Álvaro Scriptore Filho, participa do evento que teve início na segunda-feira (19) e vai até quarta-feira, 21 de setembro.

Olga Cruz20/09/2022 às 12:36:00
O coordenador da Secretaria Executiva da Ouvidoria, Álvaro Scriptore Filho, representando o TCE-MS no encontro. - Foto por:
O coordenador da Secretaria Executiva da Ouvidoria, Álvaro Scriptore Filho, representando o TCE-MS no encontro.

O Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil - ENCO 2022, está sendo realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), e reúne membros e técnicos dos Tribunais de Contas de todo o País.

Representando o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, o coordenador da Secretaria Executiva da Ouvidoria do TCE-MS, Álvaro Scriptore Filho, participa do evento que teve início na segunda-feira (19) e vai até quarta-feira, 21 de setembro.

Três reuniões marcaram o primeiro dia de encontro, que contou com a presença do presidente do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa (IRB), Gilberto Jales, conselheiro do TCE do Rio Grande do Norte. Um dos itens do plano de trabalho definido pelo comitê foi a utilização de inteligência artificial na melhoria dos serviços prestados pelas ouvidorias e corregedorias dos Tribunais de Contas.

Após a reunião, o coordenador da Ouvidoria do TCE-MS, Álvaro Scriptore Filho, explicou que o presidente Gilberto Jales, pontuou que os Tribunais de Contas do País têm como desafio, a modernização dos sistemas e o uso da tecnologia para o aperfeiçoamento dos serviços prestados. “Jales esclareceu que a modernização é imprescindível porque a sociedade tem cobrado uma resposta mais rápida e concreta das instituições”.

Na manhã desta terça-feira, 20 de setembro, a programação do ENCO 2022, seguiu com o painel que abordou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e seus impactos para a Ouvidoria e Corregedoria. O mediador foi o ouvidor do TCE-PR, Patrick Machado, e os painelistas Valmir Gomes Dias, ouvidor-geral do CGU e Gilberto Waller Júnior, corregedor-geral do CGU.

O evento, que acontece desde 2018, é coordenado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social, e presidido pelo conselheiro do TCE-RN, Gilberto Jales.