ESTAMOS AO VIVO Ir para Conteúdo [1] Ir para o Menu [2] Ir para o Busca [3] Ir para Acessibilidade [4]
Treinamento

TCE-MS capacita mais de 200 servidores em seminário de gestão de recursos dos RPPS

No evento promovido pelo TCE-MS, por meio da Escoex, em parceria com a ADIMP-MS, foram esclarecidas diversas dúvidas dos gestores, conselheiros, responsáveis contábeis e controladores internos.

Olga Cruz23/11/2022 às 12:45:00
Foto por: Mary VasquesAs auditoras de controle externo do TCE-MS, Anna Karolina e Leonice Rosina. - Foto por: Mary Vasques
As auditoras de controle externo do TCE-MS, Anna Karolina e Leonice Rosina.

O Seminário Contabilidade, Atuária e Investimentos dos RPPS capacitou mais de 260 servidores que atuam na área dos Regimes Próprios de Previdência Social, a respeito das principais alterações recentes nos normativos que tratam da contabilidade pública aplicada aos RPPS, das questões atuariais e das aplicações dos recursos previdenciários.


Nos três dias de evento (8, 9 e 10 de novembro) realizado no auditório do CREA-MS, as auditoras de controle externo do TCE-MS, Leonice Rosina e Anna Karolina dos Reis, e os demais palestrantes, esclareceram sobre os temas mais relevantes que envolvem gestão de recursos dos RPPS. “É uma forma de contribuir com a melhoria dos processos na gestão dos recursos dos RPPS, em razão da necessidade pela crescente exigência de capacitação e profissionalização dos responsáveis pelos regimes previdenciários”, esclareceu Leonice.

Para a auditora Leonice, a situação deficitária em que se encontra a maioria dos RPPS exige o desenvolvimento de competências dos gestores na busca do equilíbrio financeiro e atuarial, “de forma a alcançar a sustentabilidade de longo prazo para, assim, garantir o futuro dos segurados e de seus dependentes”, explicou.


No evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), em parceria com a Associação dos Institutos Municipais e Estadual de Previdência - ADIMP-MS, foram esclarecidas diversas dúvidas dos gestores, conselheiros, responsáveis contábeis e controladores internos.

Segundo a auditora Anna Karolina dúvidas como, taxa de administração, lançamentos contábeis relativos às contribuições previdenciárias, provisão matemática e investimentos, bem como sobre as alternativas para aplicação dos recursos dos regimes próprios de previdência definidas nas normas atuais, foram bem esclarecidas na capacitação.

É o que expressou o presidente da ADIMP-MS, Deoclécio Paes. Na oportunidade, o presidente destacou, em especial, a participação das auditoras do TCE-MS que explanaram de forma didática a temática, contribuindo para a capacitação do jurisdicionado com vistas a uma gestão de qualidade e excelência.

“A ADIMP-MS externa sinceros agradecimentos ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, na pessoa do seu ilustre presidente, conselheiro Iran Coelho das Neves, pela colaboração e parceria na realização do evento”, concluiu Deoclécio Paes.