
O auditor de controle externo e chefe da Divisão de Fiscalização de Saúde, Haroldo Oliveira de Souza, representou o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, na reunião do Comitê Técnico de Saúde do Instituto Rui Barbosa (IRB) realizada na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF, quinta-feira (26).
“Nossa participação na reunião do Comitê Técnico de Saúde foi muito importante para a troca de experiências com os demais técnicos de outros Tribunais de Contas. De tudo o que vimos, a conclusão é de que estamos no caminho certo. O TCE-MS está entregando à população de Mato Grosso do Sul o que há de melhor no sistema de controle externo nacional”, destacou o auditor do TCE-MS.
Na ocasião, o auditor da Corte de Contas de MS aproveitou o momento e presenteou o palestrante, o auditor chefe da AudSaude do TCU, Marcelo Chaves Aragão, com a obra jurídica recém lançada, Inovação na Gestão Pública – Aspectos e Perspectivas. O livro técnico, contém artigos desenvolvidos por auditores de controle externo do TCE-MS, dentre os quais do próprio Haroldo Souza.
Reunião
A judicialização da saúde foi o primeiro tema apresentado durante a reunião do comitê técnico. A exposição foi compartilhada pela Juíza Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJ-MT, Dra. Cristina Padim da Silva.
Na sequência, o auditor-chefe do TCU, Marcelo Aragão, abordou sobre o processo de aquisição de medicamentos nos órgãos públicos.
Encerradas as explanações, o Presidente do Comitê, Conselheiro Sebastião Helvécio, conduziu um espaço de debates e troca de experiências sobre os temas apresentados.