
Em alusão ao Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, celebrado no dia 27 de abril, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), em parceria com a Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE-MS (AudTCE-MS), promoveu na manhã desta quinta-feira, 24 de abril, uma palestra especial voltada aos servidores da instituição.
Com o tema “Se não agora, quando? Se não você, quem?”, a palestra foi conduzida pela terapeuta Ingrid Ximenes e teve como objetivo promover uma reflexão profunda sobre os desafios, expectativas e o papel transformador dos auditores de controle externo na administração pública.
Durante o encontro, Ingrid abordou aspectos emocionais, motivacionais e comportamentais que influenciam diretamente no desempenho profissional, incentivando os participantes a reconhecerem seu protagonismo dentro da instituição e a importância do autocuidado para uma atuação ética, técnica e comprometida com o interesse público.
“Minha missão é lançar um novo olhar sobre os desafios enfrentados pelos auditores, tanto internos quanto externos, no exercício da profissão. Quero mostrar a importância de resgatar o prazer de viver com propósito. Muitas vezes, nos deixamos consumir pela ansiedade, pelo desânimo, porque perdemos a capacidade de enxergar a vida com mais leveza e significado. Minha proposta é justamente essa, convidar à reflexão e ajudar cada um a reencontrar sentido na sua trajetória”, destacou Ingrid.
O conselheiro substituto do TCE-MS, Célio Lima de Oliveira, ressaltou o papel fundamental exercido pelos auditores da Corte. “Hoje homenageamos com orgulho nossos auditores, profissionais altamente capacitados e fundamentais para a excelência do nosso Tribunal. Este é um momento de reconhecimento à competência técnica, mas também à sensibilidade desses servidores, que atuam com responsabilidade e compromisso com a sociedade”.
O presidente da AudTCE-MS, auditor de controle externo Marcos Rogério Fagundes, destacou a relevância da data e da valorização contínua da carreira. “Celebrar o Dia do Auditor é mais do que reconhecer o trabalho técnico e criterioso desses profissionais. É também lembrar da responsabilidade que carregamos em contribuir com a boa gestão pública, com transparência e justiça social”, afirmou.
A iniciativa integra o calendário de ações institucionais voltadas à valorização dos servidores e reforça o compromisso do TCE-MS com o fortalecimento da fiscalização e o aperfeiçoamento constante da administração pública.