
Servidores públicos, vereadores e prefeitos participaram nesta quinta-feira (18/9) do segundo dia da Capacitação em Gestão e Atualização Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), com apoio da União das Câmaras de Vereadores do Estado (UCVMS) e da Associação dos Institutos Municipais e Estadual de Previdência de Mato Grosso do Sul (ADIMP-MS).
Na solenidade de abertura, o diretor de Serviços Processuais do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionízio, representando o presidente da Corte, conselheiro Flávio Kayatt, destacou a relevância do tema e a oportunidade de discutir o futuro dos regimes próprios, alinhando-os às recentes alterações normativas.
O vice-governador, José Carlos Barbosa, também ressaltou a importância do evento e o papel do Tribunal de Contas. “O ponto alto é a integração: o Governo do Estado, a União de Câmaras de Vereadores, a Assomasul, e o Tribunal de Contas. Vejo com bons olhos a mudança exponencial de um papel punitivo para um papel orientativo, ocupado hoje pelo nosso Tribunal de Contas, que está na vanguarda dos Tribunais de Contas do País. Hoje tratamos de um tema extremamente importante, que são os RPPS, capacitando os gestores para olhar a previdência de hoje e, ao mesmo tempo, contemplar o futuro.”
O encerramento do segundo dia contou com a participação das auditoras de Controle Externo do TCE-MS, Telma Yule de Oliveira Zaffanelli e Solange Felix de Farias, que ministraram a palestra “Fiscalização Eletrônica: O Papel do e-Sfinge na Gestão Previdenciária”. A apresentação teve também a contribuição do diretor do Departamento de Informações Estratégicas, Geanlucas Julio de Freitas.