
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Flávio Kayatt, e o corregedor-geral, conselheiro Marcio Monteiro, participaram na tarde desta terça-feira, 20 de outubro, da abertura do 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul.
Com o tema “Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS”, o congresso tem como objetivo fortalecer o municipalismo, promover a integração entre gestores e legisladores e ampliar o debate sobre as melhores práticas de administração pública.
O corregedor-geral do TCE-MS, conselheiro Marcio Monteiro, destacou a importância do diálogo constante com os jurisdicionados e o papel estratégico da Corte na busca pela eficiência e pela qualidade das políticas públicas. “Essa aproximação com os gestores municipais e estaduais é de grande relevância, especialmente em um evento dessa dimensão, que reúne representantes dos 79 municípios e o Governo do Estado. Isso demonstra a grandeza da iniciativa e reforça a importância da presença do Tribunal, que em breve colocará à disposição dos nossos jurisdicionados a “Sala dos Prefeitos”, mais uma ferramenta de apoio à gestão pública”.
O presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt, reforçou o compromisso da Corte com o fortalecimento das gestões públicas e a parceria institucional com os municípios e o Governo do Estado. “Estamos aqui prestigiando o evento para reafirmar aos prefeitos que o Tribunal está presente e pronto para caminhar junto com o Estado de Mato Grosso do Sul, em prol de uma gestão pública cada vez mais eficiente e responsável”.
Durante os três dias de evento, prefeitos, vereadores, secretários e lideranças municipais terão acesso a uma programação diversificada, com palestras magnas, painéis temáticos e debates técnicos voltados à inovação, eficiência administrativa e desenvolvimento regional.
O diretor jurídico do TCE-MS, Luiz Henrique Volpe Camargo, e a chefe de privacidade, Ana Carla Lemes Brum, integram o corpo de palestrantes do congresso. Além das participações nas palestras, o Tribunal de Contas também conta com um estande de visitação, onde os participantes podem conhecer iniciativas da Corte, como o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), o Programa de Regularização Fiscal (Refic), o Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância e o projeto “Proteção de Dados e Integridade Pública: Apoio Técnico aos Jurisdicionados”.
O evento, que segue com programação nos dias 21 e 22 de outubro, no Bosque Expo, em Campo Grande, é uma iniciativa da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), com correalização do Sebrae/MS e apoio do Governo do Estado.