
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul esteve reunido, na manhã desta terça-feira (9/12), com técnicos do Laboratório de Solos e Asfalto da empresa Águas Guariroba para apresentar o manual de utilização do Light Weight Deflectometer (LWD). O LWD é um equipamento portátil de alta tecnologia, amplamente empregado em obras de pavimentação e geotecnia. Sua principal função é permitir a avaliação rápida e precisa da capacidade de suporte do solo, um ponto determinante para garantir a qualidade e a durabilidade das infraestruturas rodoviárias.

Cedido ao TCE-MS por seis meses pela Águas Guariroba, o LWD foi utilizado pela equipe técnica da Divisão de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia e Meio Ambiente (DFEAMA). Essa utilização em campo foi fundamental não apenas para aprimorar as atividades de fiscalização do próprio Tribunal, mas também para gerar conhecimento técnico valioso. A partir dessa experiência prática, o Tribunal elaborou o Manual de Utilização, que servirá como um guia detalhado para orientar os profissionais da Águas Guariroba na continuidade dos trabalhos em Campo Grande. Além da entrega do manual, a parceria culminou em um treinamento específico para os técnicos do Laboratório de Solos e Asfalto da concessionária.

Segundo o assessor técnico da DFEAMA, Gabriel Araújo Marques, a cooperação foi fundamental para aprimorar as atividades de fiscalização realizadas pelo Tribunal. Ele destaca que a parceria resulta em um material técnico que servirá como mais um mecanismo de apoio à Águas Guariroba na verificação da qualidade dos serviços executados, contribuindo diretamente para a entrega de obras mais eficientes e seguras à população de Campo Grande.




