
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul sedia, nos dias 05 e 06 de fevereiro, o “Seminário de Capacitação Legislativa 2026”, promovido pela Escola Sul-mato-grossense de Gestão Pública e pelo Instituto Paranaense de Direito, com apoio da Corte de Contas. O encontro tem como objetivo qualificar agentes públicos municipais para uma atuação mais técnica, responsável e alinhada às demandas da sociedade.
O seminário é direcionado a vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e servidores dos poderes Legislativo e Executivo municipais, fortalecendo o diálogo institucional e a construção de políticas públicas mais eficientes.
Representando o presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt, o conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira destacou o papel estratégico do planejamento e da atuação integrada entre os poderes para a efetividade das políticas públicas.
“O Tribunal, como sempre, na gestão do nosso presidente, o conselheiro Flávio Kayatt, tem como premissa aproximar-se dos gestores. Qualquer evento demandado ao Tribunal, cujo apoio resulte em melhor capacitação para vereadores e servidores das câmaras, será sempre bem-vindo, especialmente quando envolve temas como a primeira infância, que é uma das bandeiras que levantamos aqui”, ressaltou Célio.
A palestra de abertura abordou o tema “Terceiro Setor”, destacando seu papel como um importante braço de apoio às políticas públicas, sobretudo em áreas nas quais o poder público enfrenta maiores desafios de atuação, como saúde, educação e assistência social. A exposição foi conduzida pelo advogado Jorge Fernandes.
O evento também contou com a participação do conselheiro aposentado do TCE-MS, Jerson Domingos, que compartilhou experiências e reflexões sobre a implementação de políticas públicas voltadas à primeira infância.
A programação segue no período da tarde com um ciclo de palestras sobre o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), abordando o tema “Do planejamento ao monitoramento”. A palestra será conduzida pela assessora especial do Comitê da Primeira Infância do TCE-MS, Sandra Rose Rodrigues.
Já no dia 06 de fevereiro, no período da manhã, as atividades serão dedicadas ao debate sobre planejamento e elaboração de atos normativos, com foco no fortalecimento da atuação legislativa e administrativa dos municípios.






