
O diretor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Eduardo dos Santos Dionizio, a auditora estadual de controle externo, Fernanda Olegário, e o analista de TI, Jonathan Aldori, participam nos dias 22 e 23 de março, do Encontro Técnico da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo (InfoContas).
A reunião acontece na sede do Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília, com a participação de 31 Tribunais de Conta do País. Entre os temas debatidos estão a integração das Unidades de Informações Estratégicas (UIE) dos Tribunais de Contas e o enfrentamento à corrupção.
A Rede foi criada em 2013 por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Atricon, o IRB e os Tribunais de Contas brasileiros. O objetivo é viabilizar o intercâmbio de dados, conhecimentos, técnicas e procedimentos inerentes à atividade de Inteligência de Controle Externo com o a finalidade de proporcionar o aumento da eficiência das ações de controle. Inicialmente 29 Tribunais de contas, incluindo o TCU, assinaram o Acordo de Cooperação de criação da Rede. Posteriormente, todos os Tribunais de Contas Brasileiros aderiram à Rede InfoContas.
Durante o Encontro, serão apresentados o Plano de Metas da Rede InfoContas, casos práticos de utilização da inteligência institucional em ações de fiscalização, além da realização de oficinas temáticas.
Eduardo Dionizio destaca a importância da participação da Corte de Contas do Estado no evento que visa o compartilhamento de informações estratégicas sobre o controle externo. “O TCE de Mato Grosso do Sul participa justamente para buscar mais inovações na sua atuação de controle, haja vista que o Presidente, Conselheiro Jerson Domingos, quer sempre o Tribunal mais moderno, que dê para a sociedade respostas mais rápidas a respeito da sua atuação na fiscalização dos recursos públicos”.
O encontro é mediado pelo coordenador da Rede InfoContas, conselheiro Carlos Neves (TCE-PE), e conta com as presenças do presidente da Atricon, Cezar Miola, do Vice-Presidente de Desenvolvimento do Controle Externo, Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE-ES) e do Presidente do TCU, Ministro Bruno Dantas.