Pelo terceiro ano consecutivo, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul recebeu o Selo A3P, uma conquista que reflete uma política institucional consistente, que vai além do cumprimento de metas e que se materializa em ações concretas no TCE-MS. A certificação é concedida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e reconhece instituições públicas que incorporam práticas sustentáveis em sua rotina administrativa, e o compromisso com a responsabilidade socioambiental.
Conforme destaca o coordenador da A3P no TCE-MS, Carlos Alberto Menezes, a premiação é resultado de um esforço coletivo. “A conquista do Selo A3P pelo terceiro ano consecutivo é resultado do pleno comprometimento da alta direção e dos servidores do TCE-MS com as políticas de sustentabilidade. Demonstra que é possível aliar eficiência, inovação e respeito ao meio ambiente na administração pública. Esta conquista é de todos que fazem parte do nosso Tribunal”, destacou.
A Corte de Contas sul-mato-grossense adota diretrizes da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), iniciativa do Governo Federal que incentiva órgãos públicos a incorporar a sustentabilidade em sua cultura organizacional.
Sustentabilidade na prática
Entre as diversas ações implementadas pela Corte de Contas, destaca-se a geração de energia por meio de sistema fotovoltaico, que reduziu significativamente o consumo e a despesa com energia elétrica convencional.
O TCE-MS também promove campanhas internas para o uso racional de recursos como água, papel, energia e a redução do uso de plásticos de uso descartável, e a coleta de pilhas com o projeto Papa-Pilha. Outras ações foram a substituição de todas as lâmpadas fluorescentes por led, e a utilização da borra do café na produção de composto, utilizado na jardinagem e no plantio de árvores no estacionamento do prédio.
Em 2024, o TCE-MS promoveu a campanha “TCE é o Bicho”, arrecadando mais de 162 quilos de diversos materiais recicláveis, promovendo a sustentabilidade ambiental e conscientizando os servidores sobre a importância da separação correta dos resíduos. Na ocasião, as tampinhas de plástico e de metal, os anéis de latinhas e os aerossóis de alumínio foram entregues para o “MS Tampinhas”, instituição que trabalha na causa animal.
Ainda no fim do ano de 2024, o Tribunal de Contas promoveu o projeto de Natal “Luzes do Bosque Natal Eco Solidário”. O evento marcou a inauguração do - Espaço Sustentabilidade - um projeto que simboliza o compromisso da instituição com práticas de governança ambiental. Em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a iniciativa integrou ações como a instalação de lixeiras seletivas, catalogação de espécies nativas do Bosque do TCE-MS, o incentivo ao uso de energia limpa, a adequação de calçadas e rampas de acesso ao espaço temático de Natal.
Outra medida importante foi adotada recentemente pelo TCE-MS, em janeiro de 2025 - o Plano de Logística Sustentável (PLS). A aprovação do Plano permite que a Corte de Contas promova práticas que conciliam eficiência administrativa e sustentabilidade. Entre os objetivos do PLS estão a racionalização de gastos e a implementação de procedimentos que respeitem critérios ambientais, sociais, culturais e econômicos.
Ao longo desse processo, o TCE-MS também já implementou medidas como a digitalização de processos, incentivo à mobilidade sustentável e também capacitações voltadas à educação ambiental de seus servidores. Com tudo isso, a Corte de Contas de Mato Grosso do Sul, segue ampliando suas ações em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, buscando inovação e transparência para uma gestão pública mais eficiente e ambientalmente responsável.