
O projeto “Diálogo com o Gestor” esteve em Dourados, na última sexta-feira (15/9), no auditório da Universidade da Grande Dourados (Unigran). A iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul é voltada à gestores públicos, profissionais da área, lideranças comunitárias e à sociedade civil, com o objetivo de discutir estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento integral da criança na primeira infância.
O encontro reuniu cerca de 250 participantes, entre prefeitos, defensores públicos, promotores de Justiça e demais autoridades dos municípios de Dourados, Caarapó, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Juti, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Sidrolândia e Vicentina.
Em mensagem em vídeo, o conselheiro Waldir Neves destacou o papel do Tribunal como instituição parceira e orientativa. “Queremos ser um órgão parceiro, que auxilia na gestão dos recursos públicos. Aproveitem esta oportunidade para esclarecer dúvidas e dialogar diretamente com quem analisa as contas”, afirmou.
O prefeito de Dourados, Marçal de Souza, anfitrião do encontro, deu as boas-vindas e ressaltou a importância da iniciativa. “É fundamental que encontros como este aconteçam. Administrar não é tarefa fácil, especialmente para quem está em primeiro mandato, como é o meu caso. O apoio dos conselheiros e técnicos do TCE, que vêm até nós com orientações, facilita nosso dia a dia e fortalece a gestão”, disse.
Programação em Dourados
A manhã foi dedicada a palestras. Conselheiro Jerson Domingos, vice-presidente do TCE-MS: apresentação do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância; Célio Lima de Oliveira, conselheiro substituto: PPA e as Interfaces na Gestão Pública; Eduardo dos Santos Dionizio, diretor de Serviços Processuais do Tribunal: Processo de Responsabilização nas Contratações Públicas; Vereador Sérgio Nogueira, integrante do Comitê da Primeira Infância: Boas Práticas.
À tarde, foram realizadas oficinas práticas: Controle Prévio nas Licitações e Lei 14.133/2020, com Leonardo Mira Marques, chefe da Divisão de Fiscalização de Contratações Públicas; Pontos de Análise do PPA, com Flávia Perin Freitas Buchara, chefe da Coordenadoria de Planejamento de Controle Externo; e o encerramento com Geanlucas Júlio de Freitas, diretor do Departamento de Informações Estratégicas, apresentando o sistema e-Sfinge, ferramenta estratégica do TCE-MS que fortalece a transparência e a eficiência na administração pública.
Projeto no Cone Sul
Antes de Dourados, o projeto esteve em Amambai, na quarta-feira (13/9), com o mesmo propósito de discutir estratégias e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da primeira infância.
O evento reuniu cerca de 350 participantes na Igreja Batista, entre autoridades, servidores públicos e representantes da sociedade civil dos municípios de Amambai, Laguna Carapã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Tacuru, Paranhos, Sete Quedas, Japorã, Iguatemi, Eldorado, Mundo Novo, Itaquiraí e Jateí.
O prefeito de Amambai, Sérgio Diozebio Barbosa, destacou a importância da iniciativa. “Coloco-me à disposição para que este encontro fortaleça nossa união e nos ajude a alcançar o mesmo objetivo: cuidar do dinheiro público. Quando o Tribunal de Contas vem de forma preventiva nos orientar na gestão, isso é muito importante para todos nós.”
A programação em Amambai contou com as seguintes apresentações: Pontos de Análise do PPA, com Flávia Perin Freitas Buchara, chefe da Coordenadoria de Planejamento de Controle Externo; Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância, com conselheiro Jerson Domingos; Controle Prévio nas Licitações e Lei 14.133/2020, com Leonardo Mira Marques; Sistema e-Sfinge, com Denis Antônio de Souza, auditor de Controle Externo do TCE-MS.
Nos dois encontros realizados em Amambai e Dourados, aproximadamente 600 pessoas participaram ativamente, tiraram dúvidas e receberam orientações técnicas que reforçam o papel do Tribunal de Contas como parceiro dos gestores públicos na promoção de uma administração eficiente, transparente e voltada ao desenvolvimento da primeira infância.