Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao "ACEITAR COOKIES", você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Se clicar em "REJEITAR COOKIES", apenas os cookies estritamente necessários serão utilizados.
GERENCIAR COOKIES
ACEITAR COOKIES
REJEITAR COOKIES
 ESTAMOS AO VIVO Ir para Conteúdo [1] Ir para o Menu [2] Ir para o Busca [3] Ir para Acessibilidade [4]
Controle prévio

TCE-MS suspende pregão de R$ 20 milhões para garantir transparência na compra de merenda escolar

Com a suspensão, a Prefeitura deverá corrigir as falhas apontadas, comprovar a adequação do edital e apresentar medidas corretivas

Tania Sother23/09/2025 às 12:50:00
 - Foto por:

Atuando de forma preventiva, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) suspendeu o Pregão Eletrônico nº 29/2025, da Prefeitura de Sidrolândia, voltado à compra de alimentos para a merenda escolar, no valor de R$ 20 milhões, devido a falhas no edital.

A decisão foi proferida pelo relator do processo após análise técnica realizada pela Divisão de Fiscalização do TCE-MS, que identificou falhas no planejamento e na execução da licitação.

Entre os problemas apontados estão a ausência de Estudo Técnico Preliminar (ETP), pesquisa de preços sem análise crítica, apresentando valores acima do praticado no mercado; falta de memória de cálculo para justificar os quantitativos de alimentos solicitados, como base em dados de anos anteriores, número de alunos e cardápios; ausência de informações sobre o cumprimento das diretrizes do programa nacional de alimentação escolar; edital com prazos e exigências que poderiam restringir a competitividade, como a fixação de apenas 48 horas para apresentação de amostras e divergências entre o termo de referência e o edital.

De acordo com a decisão, a falta de planejamento e a ausência de informações claras poderiam não apenas comprometer a qualidade da merenda escolar oferecida aos alunos da rede municipal, mas também gerar gastos indevidos de recursos públicos.

Esta é a segunda vez que o Pregão passa pela análise do Tribunal. Em uma primeira avaliação, a equipe técnica havia apontado 13 irregularidades. Apesar de a Prefeitura ter anulado o certame inicial e encaminhado nova documentação para revisão, nove dessas falhas permaneceram inalteradas, além de terem sido identificadas novas inconsistências na reanálise.

Com a suspensão do certame, a Prefeitura de Sidrolândia deverá corrigir as falhas apontadas, comprovar a adequação do edital e apresentar justificativas e medidas corretivas no prazo de cinco dias úteis.

Essa ação demonstra a importância do controle prévio realizado pelo Tribunal, que atua antes da efetivação do contrato, evitando prejuízos e assegurando que os processos licitatórios sigam os princípios da legalidade e economicidade.

Mais do que fiscalizar, o TCE-MS se coloca como parceiro do gestor público, sempre pronto a oferecer orientação e suporte para garantir que os recursos sejam aplicados com eficiência e transparência em prol da sociedade.