
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), por meio da Escola de Controle Externo (ESCOEX), vai desenvolver a partir de 2026 um Projeto de Formação Continuada – Sistema de Controle Interno, voltado ao fortalecimento e à capacitação dos servidores que integram o Sistema de Controle Interno da Administração Pública estadual e municipal.
O projeto foi apresentado hoje aos conselheiros da Corte de Contas pela auditora de controle externo Leonice Rosina, que integra o conselho didático-pedagógico da Escoex. Participaram da reunião o conselheiro Waldir Neves e o conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira, o procurador substituto do MPC, Bryan Lucas Reichert Palmeira, além de chefes de gabinetes e integrantes do conselho pedagógico da Escoex.
Com o objetivo de fornecer conhecimento técnico e prático para a execução das atividades de controle, o projeto foi concebido como um programa de formação, atualização e aperfeiçoamento profissional, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de governança, integridade e eficiência na gestão pública.

A auditora de controle externo, Leonice Rosina, explica que o trabalho do controle interno, principalmente, preventivo nos processos e procedimentos. “É ele que atua para que os processos sejam executados em acordo com as normas, de forma a garantir uma boa gestão, evitando a ocorrência de erros e fraudes.”
A proposta contempla palestras e cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD), além de oficinas presenciais que serão realizadas nos municípios, abordando desde os aspectos normativos e procedimentais do controle interno até temas atuais e desafiadores, como gestão de riscos, normas de auditoria, governança pública, ética e inovação tecnológica.
Para o conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira a expectativa é grande quanto aos resultados do Projeto. “Acredito que teremos um ganho muito grande para os gestores e também por parte das ações de controle fazendo também que haja uma redução nos erros identificados pelos auditores”.
O projeto reforça o compromisso do Tribunal com o aperfeiçoamento da gestão pública, a prevenção de irregularidades e o fortalecimento da accountability, contribuindo para a entrega de resultados concretos à sociedade sul-mato-grossense.




