
O plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul ficou lotado na manhã desta quinta-feira (13/11) durante o lançamento oficial do CHAT TCE-MS, ferramenta inovadora de inteligência artificial desenvolvida pelo TCE-MS em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU).
A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte às atividades de fiscalização e controle externo, promover maior eficiência nos processos internos e ampliar o acesso às informações e análises automatizadas.
Na abertura do evento, o presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt, agradeceu a presença do palestrante Rainério Rodrigues Leite, secretário de Tecnologia da Informação e Evolução Digital do TCU, e destacou a importância da ferramenta criada para oferecer suporte às atividades de fiscalização e controle externo, além de ampliar o acesso às informações e as análises automatizadas. “O CHAT TCE-MS foi criado para aprimorar o trabalho das equipes técnicas e proporcionar mais agilidade e qualidade na atuação do Tribunal”, afirmou.

Na palestra, Rainério Rodrigues Leite apresentou um panorama sobre o CHAT TCU e celebrou a parceria entre as instituições. “Ficamos honrados em atender ao pedido do TCE-MS para compartilhar o código-fonte do chat do TCU. Ver essa ferramenta sendo lançada aqui, com praticamente os mesmos recursos, nos deixa muito felizes. O TCE-MS demonstra responsabilidade e competência ao adotar a inteligência artificial de forma planejada e no momento certo”, destacou.
O diretor de Tecnologia da Informação do TCE-MS, José Augusto Ferreira, abordou o tema “Inteligência Artificial” e ressaltou os benefícios do uso da ferramenta. “A gente consegue prestar um serviço melhor no que diz respeito a jurisprudência, resumos de processos, e de forma cada vez mais eficiente”, explicou.

Encerrando o ciclo de palestras, a diretora de Planejamento Estratégico do TCE-MS, Ariene Rezende do Carmo Castro, enfatizou o papel institucional da ferramenta. “O CHAT TCE-MS vem para consolidar o uso da inteligência artificial dentro do Tribunal, garantindo que nossos agentes e colaboradores utilizem uma base de dados segura e confiável”, afirmou.


